programação do dia:
E.D.E.F.M. Manoel Francisco dos santos.
Oficina seminário participativo professores indígenas
kanindé em educação escolar indigena diferenciada.
Tema: toré – ciência, filosofia e espiritualidade.
Data: 01/02/2012
Objetivo: transportar os
conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos alunos do curso de magistério
indigena superior intercultural Pitaguary, tapeba, kanindé, jenipapo kanindé e
anacé – Misi – Pitakajá, para os demais professores indígenas da escola indigena
kanindé numa perspectiva de contribuição no sentido de transformação do
professor pesquisador para que ao termo diferenciado, seja dada a contribuição
necessária à condição do aperfeiçoamento dos trabalhos de pesquisa do tempo
comunidade que ora se aproxima dentro do ano de 2012.
07h00min = oração do
toré
07h20min = mesa redonda.
“experiências dos professores
indígenas kanindé Pitakajá”.
Tema: “o toré e sua
representatividade dentro da luta do povo kanindé”.
Palestrantes:
Antônia valdelia “toré expressão de
resistência na luta pela terra”. Terezinha Gomes “o saber do índio e a
verdade das matas” turma B.
Francisco de Paula: “toré: complexo
ritual, Nilton Gomes: “o ritual do toré turma A.
08h40min = debate sobre
as considerações feitas pelos professores
09h00min = intervalo
09h20min = a filosofia, a espiritualidade na formação
dos educandos indígenas: como a escola deve trabalhar o foco na formação de
seus alunos, o papel do professor indigena diante desse processo, como
avaliar os alunos indígenas nesta pespectiva, considerações dos autores.
·
Suerdo Gomes
·
Carliane Souza
10:00 = perguntas e
debates
10:30 = a filosofia do
Misi Pitakajá:
·
Elicleide Lopes
·
Suzenalson
santos.
11h00min = considerações
finais.
|
“A escola indígena deve continuar diferenciada, os índios
todo dia tem de criar coisas diferentes, O ensino da escola indigena deve ser o
retrato da comunidade.” (Cícero pereira, liderança indigena kanindé).
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