Artefatos Arqueoligico

Artefatos Arqueoligico

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os kanindé do ceará em dissertação de mestrado.

        Depois de um longo processo de pesquisa e estudo, Alexandre Oliveira Gomes volta a aldeia sitio Fernandes para mostrar o seu trabalho de pesquisa sobre o povo indígena kanindé, "depois de muitas noites de sono que passei ao acalanto da madrugada, pude agora voltar e mostrar para todos vocês a minha pesquisa que realizei junto de vocês, isso mim deixa muito feliz e principalmente agradecido por vocês ter mim deixado conviver com todos vocês aqui na aldeia dos kanindé" ressalta Alexandre muito entusiasmado.
       A presente dissertação de professor Alexandre tem 274 paginas escritas, alem de vários mapas e documentos em anexos que chegam por volta de umas 320 paginas em um total,o material escrito ele deixou um exemplar tipo apostila contendo todo o material para o ponto de memória: museu indígena kanindé e a escola Manoel Francisco dos Santos, " eu queria que vocês kanindé pudessem ler o trabalho e dissessem o que realmente acham e se aprovam ou não o que eu coloquei aqui" ressalta Alexandre.
        O povo kanindé agradeceu muito a Alexandre gomes pois uma das grandes dificuldades na história dos kanindé é que ninguém nunca tinha escrevido sobre a história do povo, " eu mim sinto realizado com meu povo,e agradeço ao Alexandre por ter feito esse esforço da estar mostrando a nossa história indígena para a sociedade" ressalta cacique Sotero muito entusiasmado.
      Algumas passagens da pesquisa sobre os kanindé que tem uma grande referencia sobre os objetos do ponto de memória: museu indígena kanindé.
                                                             Foto(objetos do mk)
      Uma proposta concretizada que professor Alexandre deixou foi o projeto que culminou na aprovação do ponto de memória: museu indígena kanindé, que terá varias ações integradas de formação, infraestrutura e aquisição de equipamento, deixando também o museu com o núcleo educativo atuante e fez também uma capacitação com os mesmos sobre museologia na formação do inventario participativo.
       O ponto de memória: museu indígena kanindé estar conjuntamente com a escola diferenciada Manoel Francisco dos Santos em formação de estrategia pedagógicas que possam através do patrimônio cultural do povo kanindé contribuir na formação dos alunos indígenas na perspectiva de que a realidade sócio cultural do povo indígena kanindé será de suma importância para o futuro do desenvolvimento de suas aldeias.
Mapa da comunidade indígena Fernandes abaixo:

Um comentário:

  1. Parabéns ao pesquisador e ao povo kanindé por tão bela parceria! Que o museu indígena kanindé seja mais um caminho de fortalecimento à organização e à voz da sua comunidade!

    ResponderExcluir