Artefatos Arqueoligico

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segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Patrimonio e Memória Kanindé " Educação Escolar Indígena Kanindé- Pratica e Ensino.

      “O museu pros kanindé é bisavô, é avô, é pai e é mãe, porque é a história deles, a história que tinha lá atrás, é o que a gente tem aqui. O museu pros kanindé é vida. Nós gostamos do museu o tanto que a gente gosta dos pais da gente, porque ai tem um pouco do retrato, da imagem de tudo. Tem a imagem do peba, tem a imagem do pote que foi feito antigamente. Tudo ali foi um retrato dos nossos antepassados, retrato de quem construiu aquela história”. (povo kanindé).
         A história em baixo das árvores é um dos nossos costumes, nossa cultura é preservada. O toré nosso ritual sagrado que nos ajuda a lutar com garra. A tradição de chupar manga, chupar côco catolé, chupar maracujá de vaqueiro, armar quixó, armar arapuca buscar lenha nos matos, rezar terços nas casas, fazer artesanatos, visitar pessoas doentes, e ajudar os próprios vizinhos. Além das diversões de jogos de bola; pesquisamos na aldeia e visitando o museu indígena comunitário assim conhecemos o que de bom ainda temos a aprender.
        O espaço sua organização e locais de aprendizagem
 ·         As culturas tradicionais;
 ·         Todos os lugares de aprendizagem;
 ·         A sala de aula;
 ·         Histórias;
 ·         Jogos;
 ·         Pesquisas na aldeia e no museu comunitário.
 ·         Viveiros de mudas da escola
“A escola indígena deve continuar diferenciada, os índios todo dia tem de criar coisas diferentes,                        O ensino da escola indígena deve ser o retrato da comunidade.”
A escola sendo da luta deve ensinar as crianças a ir fazendo coisas juntas porque estudar é para a                            cultura indígena continuar sendo como a gente é... 
                                                   povo indígena kanindé.

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