Os alunos durante a segunda semana deste mês poderão refletir sobre a cultura, a identidade e principalmente a história indígena, que durante todo esse tempo na semana foi produtivo, com a implementação de conteúdos e estudos sobre a história indígena no ceará e perpetuando nesta sexta feira com as apresentações de trabalhos relacionados a temática.
Apresentação dos trabalhos.
Durante essa etapa do tempo comunidade os professores kanindé responsáveis por sua realização foram os cursistas graduandos da licenciatura intercultural indígena PITAKAJÁ, e foi nessa perspectiva de construção que dado inicio na segunda feira com o tema relacionado a historia de ocupação do território cearense e a contribuição que teve o papel do índio nessa perspectiva de construção de fatores necessários a essa contribuição de fato importante de alavancar a construção da história indígena no ceará.
Trabalhos em grupo
O conhecimento de teorias,
autores e obras canônicas da historiografia
tradicional são de fundamental importância no processo de formação de
educandos indígenas, por possibilitarem uma avaliação crítica da trajetória e
do processo de construção social dos povos indígenas no território que se
tornou o Estado do Ceará.
Neste sentido, a partir da leitura de
documentos e textos da historiografia
cearense e brasileira, visamos a compreensão da história local a partir
de uma perspectiva indígena, direcionando reflexões críticas sobre a formação
histórico-social e cultural do Ceará.
Trabalhos realizados pelos alunos.
Durante a tarde desta sexta feira os alunos indígenas do 6º, 7º, 8º, 9º ano do ensino fundamental e o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da escola kanindé estarão apresentando como avaliação deste tempo comunidade um seminário envolvendo a temática história indígena no Ceará.
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