Artefatos Arqueoligico

Artefatos Arqueoligico

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dia Internacional de Museus.

       Nesta sexta feira dia 18 de maio o ponto de memória: museu indígena kanindé estará realizando o seminário antropologia e educação escolar indígena kanindé com mesa redonda sobre as praticas museais do ponto de memória: museu indígena kanindé, essa programação faz parte da 10ª semana nacional de museus que acontece e é realizado por instituições museológicas de todo o brasil promovido pelo instituto brasileiro de museus "IBRAM"/MINC.
       A discussão ao debate levará a toda uma formalização sobre qual o papel do ponto de memória: museu indígena kanindé dentro do processo educacional do nossos alunos indígena, até onde museu kanindé e escola diferenciada de ensino fundamental e médio Manoel Francisco dos Santos podem estrategicamente ter uma proposta de educação diferenciada para o povo indígena kanindé, isso vai relativamente ao tema em discussão nesta 10ª semana nacional de museus em um mundo em transformação- novos desafios, novas inspirações, que é mostrar que o patrimônio cultural do povo indígena kanindé deve contribuir na formação de um cidadão indígena consciente e acima de tudo valorizador da sua cultura tradicional.
      Em torno do debate no seminário antropologia e educação escolar indígena kanindé iremos ter em apresentação as diversas formas de pedagogias existentes na formação dos alunos indígenas kanindé, como as experiencias do tempo comunidade, as praticas pedagogias da escola diferenciada Manoel Francisco dos Santos alem das experiencias do núcleo educativo do ponto de memória: museu indígena kanindé que perfaz através do patrimônio uma visibilização de contemplamentos sócio culturais e dinamizado na cultura educacional do povo indígena kanindé.
      Na oportunidade iremos ter também a apresentação de Alexandre oliveira gomes,que ira´apresentar para a comunidade indígena de Fernandes o seu trabalho de dissertação em mestrado que o mesmo fez sobre a história antropológica do povo indígena kanindé, o mesmo é professor da universidade federal de pernambuco "UFPE" e vai fazer a sua apresentação para todo o povo kanindé depois de ter sido aprovado na sua apresentação de seu trabalho de pesquisa em mestrado.
       Na oportunidade irá ser feita uma expedição da escola indígena kanindé ate o ponto de memória: museu indígena kanindé onde o cacique da aldeia José Maria Pereira (cacique Sotero) conjuntamente ao núcleo educativo do ponto de memória museu indígena kanindé irá fazer a amostra da machadinha de pedra polida encontrada na serra do pindar "Canindé" que nunca esteve exposto ao publico e será colocado em exposição a partir desse momento da 10ª semana nacional de museus.
programação do dia 18 de maio do ponto de memória: museu indígena kanindé

Museus em um mundo em transformação, novos desafios, novas inspirações.
Seminário:
Antropologia e educação escolar indigena kanindé: desafios e inspirações.
07:30 - Abertura com ritual do Toré. “escola indigena”
08:00 -  Mesa redonda: “Práticas museais na escola indigena Kanindé: objetos, memória e etnicidade”.
Participantes:
José Maria Pereira - cacique Sotero (fundador do Museu Indígena Kanindé).
Elenilson Gomes (historiador e diretor da escola indigena Kanindé).
Francisco Reginaldo (professor da escola indigena Kanindé).
Cicero Pereira dos Santos (liderança indigena kanindé).
Alexandre Gomes (prof. do curso de Museologia do Departamento de Antropologia e Museologia - UFPE). “Apresentação de trabalho de dissertação de mestrado em antropologia pela UFPE – sobre a história indigena kanindé.
09:40 -   Apresentação de espetáculos musicais e culturais.
10:30 - Visitas guiadas pelo Núcleo educativo até o Museu Indígena Kanindé – mostra da machadinha de pedra polida encontrada na serra do pindar “Canindé” dos antepassados kanindé.
12:00 - Encerramento com dança do Toré e degustação do mocororó – bebida típica dos índios Kanindé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário