Alunos indígenas da escola diferenciada de ensino fundamental e médio Manoel Francisco dos Santos, na aldeia Sitio Fernandes, município de Aratuba são capacitados para o trabalho em gestão museológica no museu indígena kanindé, um processo construtivo e de organização do espaço museológico em suas diversas áreas do conhecimento.
A criação de museus entre grupos indígenas se constitui como um passo fundamental para a apropriação, a pesquisa e a salvaguarda de sua memória e patrimônio cultural.
formação pratica: professor explica o trabalho
Com os trabalhos realizados quando o historiador Alexandre Gomes (DAM- UFPE) esteve residindo em nossa aldeia sitio Fernandes em seus trabalhos de pesquisas sobre o museu indígena kanindé (entre abril e agosto de 2011) iniciamos uma serié de atividades, voltadas para formação , para ação e gestão museológica. Iniciou-se a capacitação do núcleo gestor e educativo, os cursos de história indígena e inventario participativo do museu indígena kanindé. Foi feita com um grupo de jovens indígenas estudantes da escola indígena kanindé a higienização, a identificação, registro e catalogação do acervo de objetos do museu indígena kanindé.
Alunos processo de separação de documentos
Contabilizamos 430 peças. Elaborou-se um esquema classificatório para o acervo dividindo em três grandes coleções:
1. Bibliográfica (livros, publicações, revistas, catálogos e congeneres).
Alunos fazendo limpeza de peças
2. arquivista ( documentos de variados tipos,manuscritos, impressos e esmerograficos).
Alunos em processo realizando ficha de registro de peças.
3.Objetos (peças não manuscritas ou impressas).
Alunos em organização e estudo sobre as peças.
foram definidas, para a coleção de objetos, as seguintes categorias:
categoria 1: artefatos( subcategoria 1. achados arqueológicos; 2. técnicas artesanais( cerâmica, escultura em madeira, trançado em cipó, em palha de carnaúba e de coqueiro); 3. equipamento ritual; 4. adorno corporal.
categoria 2: Equipamento musical.
categoria 3: Equipamento para o trabalho.
categoria 4: Equipamento domestico e de uso pessoal.
categoria 5: Numismática.
categoria 6: Zoológica ( mamíferos, aves,repteis,peixes e mariscos).
categoria 7: Vegetal.
categoria 8: Mineral
categoria 9: Fotográfica.
Alunos selecionando as peças para as categorias
Neste mesmo processo, foi elaborada parte da documentação museológica do museu indígena kanindé. a equipe de estudantes e professores indígenas kanindé organizaram as fichas de identificação e registro das peças(ficha de inventario) elaborando o livro de tombo e fazendo a marcação dos objetos, a coleção foi identificada, classificada em categorias e catalogadas. O trabalho de campo da pesquisa envolveu enquanto método para a coleta de dados, a elaboração de um inventario participativo. O museu indígena kanindé vem realizando um importante papel no fomento a salvaguarda, pesquisa e comunicação de seu acervo.
Alunos em processo de formação.
Recentemente o museu indígena kanindé foi ganhador do premio pontos de memória no brasil 2012, acreditamos que com o recurso do premio reforçaremos mais a área expositiva e da infraestrutura do MK, alem de possibilitarmos uma maior formação aos nossos jovens do núcleo educativo do museu indígena kanindé, para que possamos realizar um trabalho pedagógico de boa qualidade juntamente a comunidade indígena kanindé. A presente construção tem uma importância muito grande, pois é uma experiência de protagonismo na gestão museológica e patrimonial, ao propiciar aos nossos jovens do núcleo educativo ferramentas e formas de visibilização de conhecimentos práticos na construção e asseguramento da memoria ,cultura e patrimônio do povo indígena kanindé.
Alunos em discussão sobre o trabalho.
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